sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VII Balanço Social - Parabéns a Todos!

Assistência Social realizou Balanço Social de 2011 com show de dança e música (24/11/2011)

Assistência Social realiza Balanço Social de 2011 com show de dança e música
A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, nos dias 22 e 23 deste mês, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, o VII Balanço Social, organizado pelo Departamento de Proteção Social Básica, que preparou uma programação de dança e música com crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos. Todos fazem parte dos programas dos  CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e do Projovem de Cabo Frio.
Nestes locais, os alunos participam de oficinas de jazz, orquestra, balé clássico, música instrumental, percussão, capoeira e natação. As atividades são desenvolvidas por profissionais qualificados e técnicos especializados, com apoio de psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.
A novidade da festa este ano foi a brinquedoteca, com crianças entre três e seis anos,  que são reunidas em oficinas e grupos de convivência nos CRAS, com atividades lúdicas.
A Secretária de Assistência Social, Olívia Sá, explicou que “ao longo do ano, crianças e adolescentes mostram-se solidários quando frequentam os CRAS e essa evolução afetiva pôde ser conferida no teatro, quando subiram ao palco com emoção”.
Para a diretora do Departamento,  Cristina Mesquita, “os usuários puderam, nesses dois dias, mostrar que participam ativamente  das diversas  ações socioeducativas desenvolvidas em suas comunidades”.
- Trata-se, na verdade, de promover a inclusão social de uma faixa da população de menor poder aquisitivo. A idéia é fortalecer os laços familiares e a auto-estima de cada um dos participantes, minimizando os riscos sociais.
A coordenadora geral do espetáculo, Sueli Machado, conseguiu reunir mais de 900 usuários do Projovem e dos seis Cras que funcionam no município – Jardim Náutilus, Monte Alegre, Manoel Corrêa, Praia do Siqueira, Jardim Esperança e Segundo Distrito.
No primeiro dia, a série de apresentações começou com um show da orquestra do Cras e do projeto Uma Música em Minha Vida, sob a regência do maestro Walquer Barbosa. Os 36 integrantes executaram o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Cabo Frio e Um Concerto para o Verão. Logo em seguida as crianças da brinquedoteca interpretaram o espetáculo Boneca de Lata, de Bia Bedran.
Depois, 45 componentes da oficina de balé apresentaram sete coreografias de histórias infantis, seguidas de um show de jazz com seis coreografias executadas por 53 jovens. O grupo seguinte, com 80 componentes, mostrou números de dança, incluindo um que foi inspirado no Cirque du Soleil. As duas apresentações de encerramento do primeiro dia foram uma roda de capoeira, com 47 usuários e 35 componentes do Projovem Adolescente que fizeram uma retrospectiva de música popular brasileira.
O segundo dia do VII Balanço Social, apesar da chuva, atraiu uma platéia que voltou a lotar o teatro municipal. Sob a regência do facilitador de oficina, maestro David Cesar, 66 jovens se apresentaram no palco interpretando músicas brasileiras com violões, teclado e voz. Uma nova apresentação de balé ficou a cargo de 77 alunos do Projovem, que mostraram nove coreografias.
Em seguida, um grupo de berimbau foi ao palco, seguido de outra turma da brinquedoteca, com mais 46 crianças, entre três e seis anos de idade.  Os musicais de clássicos internacionais do cinema serviram de tema para dez coreografias de 102 alunos das aulas de balé.  A festa de encerramento ficou por conta de  85 alunos do Projovem Adolescente  que criaram  um musical com o tema “África, berço da humanidade”. Logo depois,  47 usuários das oficinas de percussão concluíram as apresentações.


Um comentário:

  1. Foi Realamente Incrível ! Parabéns as Alunas ! e pra professora Linda !

    ResponderExcluir