segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Livro sobre Wolney - Dia 13 de novembro



Secretaria de Cultura lançará livro sobre Wolney Teixeira no dia 13 de novembro, aniversário de Cabo Frio

A Secretaria de Cultura de Cabo Frio vai promover, no dia 13 de novembro, aniversário da cidade, o lançamento do livro “Wolney Teixeira: Sal da Terra – Fotografias da Região dos Lagos de 1930 a 1970”, organizado pelo fotógrafo e crítico de arte Mauro Trindade. O evento será realizado no Teatro Municipal a partir das 19h, e contará com uma palestra com Mauro Trindade, organizador do livro; Warley Sobrosa, filho de Wolney, que trabalhou junto com o pai e que falará sobre as técnicas fotográficas utilizadas por Wolney, Yone Nogueira e o professor João Henrique de Oliveira Cristóvão.
A exposição de algumas das fotografias mais importantes de Wolney foi realizada nos meses de julho e agosto no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, quando reuniu muitos amigos e admiradores da obra de Wolney, além de amantes e estudantes da fotografia.
A Prefeitura de Cabo Frio é uma das patrocinadoras do livro, que foi confeccionado em capa dura e tem 120 páginas contendo fotografias e textos de historiadores como Ione Nogueira e João Henrique de Oliveira Cristóvão, que analisa a memória coletiva de Cabo Frio registrada por Wolney Teixeira e suas temáticas e características estilísticas. A professora Ione Nogueira faz uma breve apresentação sobre a história da cidade e o professor Mauro Trindade analisa a obra de Wolney dentro da História da Arte.
 O Teatro Municipal de Cabo Frio, onde será realizado o evento, comporta 277 pessoas. Essas pessoas que forem assistir à palestra terão direito a um livro, em homenagem ao aniversário da cidade:
- Essa foi uma ação muito importante da Secretaria de Cultura na medida em que participamos da valorização da memória da cidade, ainda mais quando se trata do grande fotógrafo Wolney Teixeira. Além disso, a Secretaria está programando para 2012 uma grande exposição fotográfica seguida de debates sobre o desenvolvimento de Cabo Frio – afirmou o secretário de Cultura José Correia.

Viviane Rocha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário