segunda-feira, 7 de junho de 2010

REINAUGURAÇÃO em JULHO 2010 - Só falta oficializarmos o dia !!



O Teatro Municipal de Cabo Frio, ou Teatro Inah de Azevedo Mureb, foi fundado em junho de 1997. Por lá, já passaram espetáculos de diversos gêneros, como peças teatrais, shows, festivais e outros. Contudo, neste ano de 2010, o Teatro está recebendo sua grande reforma, que começou no mês de abril e tem previsão de conclusão para o fim de julho.
- Estamos atendendo com muito carinho a um pedido feito pelo prefeito Marquinho Mendes, que valoriza a cultura que é feita em Cabo Frio. Em primeiro lugar, reformamos a parte elétrica e trocamos várias peças, como caixas de passagem, lâmpadas e refletores e recuperamos o sistema de iluminação – disse o engenheiro responsável pela obra, Paulo Brito.
Com oito funcionários trabalhando diariamente, entre pedreiros e pintores, o investimento inicial nas obras foi de R$ 150 mil, que estão sendo aplicados na recuperação do espaço físico do Teatro. Isso inclui a troca da ardósia de todo o piso, tanto da entrada quanto das salas da administração, corredores e camarins; recuperação dos telhados, janelas, portas, vidraçaria, fechaduras e o deck de entrada, além da pintura interna e externa e a instalação de uma segunda cabine de controle de luz e som.
- Também estamos substituindo os aparelhos de ar condicionado, que eram direcionais, para aparelhos split, que são bem mais potentes. Os antigos aparelhos serão retirados e as paredes, fechadas. A saída de emergência também está sendo recuperada. Criamos também acessos de entrada nas laterais com a reativação de algumas portas que antes ficavam fechadas. E agora o público sairá pelas laterais do foyer, ao invés de sair pela mesma porta em que entrava. E as laterais do foyer serão reservadas, mediante agendamento, para exposições de pintores e fotógrafos tanto de Cabo Frio quando de outras cidades – explica o diretor do Teatro, Anderson Macleyves.

As antigas cadeiras do Teatro foram retiradas e aproximadamente 280 novas poltronas serão adquiridas, sendo que 10% serão reservadas a pessoas portadoras de necessidades especiais e obesas. Para garantir mais segurança, também foram comprados quase vinte novos extintores de incêndio.
 
 
Acessibilidade e direitos garantidos
 
Buscando atender a todos os cidadãos de forma digna e consciente, a reforma está adaptando as entradas do teatro com rampas para o público formado por pessoas portadoras de necessidades especiais, como os cadeirantes, que também terão à disposição banheiros especialmente adaptados, com facilidade de locomoção e utilização.
 
Eventos já estão programados para o 2º semestre
 
A agenda do teatro já está praticamente fechada para o 2º semestre, por conta da transferência de alguns eventos que estavam programados para o 1º semestre, dando prioridade às  produções locais.
- Os festivais, como os de esquete, o Curta Cabo Frio, o Encontro Internacional de Corais, a Mostra de Teatro e Dança Infantil, o Mr. Cabo Frio (festival de fisiculturismo), o Bonecart e os festivais de fim de ano das academias de dança da cidade já estão programados. Estamos trazendo de volta também o Festival Estudantil de Teatro, que neste ano estará em sua 9ª edição. Eventos de médio porte, que possam transgredir a capacidade de lotação e o abuso dos decibéis, como shows que não sejam acústicos, estão fora da agenda do teatro por uma questão de segurança, conforto e preservação – garante Macleyves.
O secretário de Cultura, José Correia, enfatiza a valorização cultural que a prefeitura tem demonstrado:
- Esta é a primeira grande reforma que o Teatro recebe depois de 13 anos. Isso demonstra o valor que a cultura tem em nosso município. Com isso, pretendemos também reformar outros espaços culturais de Cabo Frio – afirma.

Fonte: 02/06/2010 - Viviane Rocha - SECRETARIA DE CULTURA E COORD.COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário