domingo, 23 de agosto de 2009

"Fórumterapia"




Liberdade, libertinagem, fazer cultura e afins...

#Liberdade:

"Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela."

George Bernard Shaw


"A capacidade de raciocinar e de valorizar de forma inteligente o mundo que o rodeia, é o que confere ao homem o sentido da liberdade entendida como plena expressão da vontade humana."


#Libertinagem:

"Libertinagem é o uso da liberdade sem o bom senso, parece liberdade, mas é ao contrario por auto se contrariar."

Uma pessoa que não tem senso de respeito, usa de liberdade para ultrapassar limites.

Libertinagem, segundo o Dicionário, significa: Devassidão, desregramento dos costumes. Seguindo essa lógica, o Libertino seria um devasso, e sem compromisso com a moral. A palavra ganhou o sentido atual no século 18, devido a práticas, nada ortodoxas, de algumas sociedades secretas, e a autores como o Marquês de Sade, e sua clara apologia ao prazer.

O que é um libertino?

Aquele que comete libertinagem

Pessoa abusada, usa de liberdade esquecendo de respeitar.

Daí podemos comentar...


Muitos dos artistas, em ocasião reunidos em "tribos", apesar de terem direito de liberdade adquirido usam de libertinagem para anarquizar e transtornar a ordem pública, talvez achando que só possa ser artista o estereotipado rebelde sem causa (acho que são supostos "artistas" que no fundo não visam a geração de cultura em si mas a geração de renda em seu próprio bolso). Sugiro uma parada para a reflexão para saber se há mesmo uma necessidade de anarquizar ou que seja desdenhar os gestores e promovedores de cultura, assim como um governo que não é eterno tão quanto a arte possa ser.

Deveríamos sim, estarmos preocupados com o "fazer cultura" e não com atos libertinos de contestação que não levam a lugar algum. Fazem circo para si mesmos.

Como de exemplo muitos que se movem e remoem-se daqui e dali tentando realizar um "Fórum de Cultura" onde o que se espera é mais uma cusparada de palavras amargas e egocêntricas de muitos "desmamados" do que idéias geniais propagadoras de cultura para todos. Além dos que ao invés de "fazer Cultura" estão com a "bolsa escrotal inchada" de tanto ficarem sentados pensando na morte da bezerra e de como podem realizar um fórum para dar voz às suas palavras àsperas e de rancor que mais interessa aos artistas libertinos que mal sabem o que siginifica liberdade e que se opõem a tudo como se fossem velhos bolcheviques ou mesmo os reprimidos da extinta ditadura do que à comunidade de direito e do que destacar como real necessidade para o crescimento de nossa Cultura e engrandecimento de nossos artistas e não de grupo X ou Y. Cultura se faz em primeiro lugar por e com vontade. Que façam "circo" nos palcos! Nossas vidas não precisam se tornar um "circo".


Uma melhor sugestão é o diálogo do coração, no mínimo vazio, sem especulações, não ser cheio de si mesmo. Esvaziar-se de suas próprias conclusões. Quando se busca fogo, encontra-se fogo. Quando se apresenta água, só poderá ter água
em retorno. Um verdadeiro rio de retribuições. Parece que só pensam em "Cultura" quando no fundo podem subentender "ocultamente" a palavra dinheiro em suas frases pseudo-democráticas, do tipo " A Cultura é para todos".


O jeito é fazer como minha vovó costuma dizer... "pois é, quem está duro anda a pé"



Namastê! Grande povo patriarcal da Cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário